domingo, 3 de janeiro de 2016

Valorização da classe e inovação na gestão da OAB/MA

A reaproximação com os advogados e a sociedade, e uma instituição mais atuante é o que promete a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA).

No próximo dia 07 de janeiro, as 10h, acontece o Ato Ecumênico no auditório da OAB/MA, e as 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, será realizada a solenidade de posse. Formalmente desde o dia 01 o Advogado Thiago Diaz já conduz os rumos da OAB/MA, com mandato para o triênio 2016/2018. A  nova gestão tem como lema “OAB/MA, a casa de todos”, o que demonstra desde o princípio o comprometimento com as promessas e com a valorização dos advogados.

Aos 32 anos, e com 10 de advocacia, Thiago Diaz, e toda a chapa protagonizaram uma acirrada disputa pela eleição da OAB/MA, em 2015, derrotando o grupo que há 20 anos comandava a entidade. Natural de São Luís, casado com a médica Laura Martins Diaz, o novo presidente é formado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA) e pós-graduando em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Sempre atuou com militância diária no Fórum, na Justiça do Trabalho, Juizados, e demais esferas do Judiciário, sendo filiado à Associação Maranhense de Advogados e ao Centro de Estudos Constitucionais do Maranhão. 

Ao apresentar propostas com questões pontuais para beneficiar e facilitar a vida do advogado, Thiago Diaz ganhou a simpatia e a confiança da categoria, sobretudo, de jovens advogados durante a campanha. O seu vice, Pedro Augusto de Alencar, também é jovem, o que é uma das características da nova gestão. Como advogado militante e conhecedor das dificuldades por quais passam os colegas de profissão, iniciou o Movimento Jovens e Atuantes (o embrião do grupo Renovar para Todos e da chapa Renovar para Mudar). Assim nasceu o debate sobre os problemas da advocacia e discussão de propostas para melhorar a realidade do dia a dia dos advogados. 

Diante da responsabilidade de presidir uma instituição de tamanha representatividade, o novo presidente promete a mesma garra, dedicação e emprenho empregados na campanha. “Eu sou um advogado apaixonado pela profissão e acredito ser a advocacia a mais bela carreira jurídica. Acredito também no sonho de dias melhores para os advogados do Maranhão e foi por isso que aceitei o desafio de ser o representante da classe”, afirma Thiago Diaz.  

A atualização da tabela de honorários e implantação do piso salarial; a inclusão do jovem advogado no mercado de trabalho, a defesa da mulher advogada; a ampliação e atuação efetiva da Corregedoria da OAB/MA com fins de combater o pagamento de honorários em valores abaixo do previsto na tabela estão entre as ações propostas de valorização da classe, compromissos assumidos durante a campanha. Além disso, independência, diálogo e transparência também foram compromissos assumidos e prometem ser a marca da nova gestão que representará uma classe que reúne cerca de onze mil profissionais no Estado.

Intensificação e estreitamento do laço com a sociedade civil é outro ponto prioritário. Tanto que, a nova gestão pretende reabrir o Escritório Escola da OAB, o que abre uma frente de trabalho para o profissional ao mesmo tempo em que atende a demanda da sociedade de maneira gratuita. 

Para Thiago Diaz, há muito a ser feito pela advocacia e pela sociedade maranhenses e diz acreditar que, ao colocar em prática as propostas defendidas durante o período eleitoral - agora são compromissos de campanha – a nova gestão conseguirá aprimorar a defesa dos advogados e cumprir com suas atribuições junto a sociedade.

Fonte: OAB/MA