terça-feira, 26 de janeiro de 2016

TJMA e OAB discutem medidas para agilizar o acesso de advogados ao Fórum de São Luís

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, recebeu o presidente da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Thiago Diaz, que, após assumir o cargo, reuniu-se pela primeira vez  com o chefe do Poder Judiciário estadual, em caráter institucional.

Colocando-se à disposição do Judiciário para cooperar com ações e sugestões que beneficiem os jurisdicionados, o presidente da OAB/MA tratou de assuntos pertinentes ao dia a dia dos advogados, como a nomeação de magistrados nas comarcas sem titulares no Maranhão e melhorias de acesso e estacionamento no Fórum Des. Sarney Costa, do Termo Judiciário de São Luís na Comarca da Ilha.

"Manifestamos nossa disponibilidade ao diálogo e interação para pensarmos juntos as soluções para os problemas que se apresentam. Um dos objetivos da nossa gestão é preencher todas as comarcas vagas com a nomeação de novos juízes - dentro do limite orçamentário, é claro -, e buscar saídas práticas para a questão de acesso no Fórum de São Luís, que aglomera a quase totalidade das unidades judiciais da capital", declarou o presidente Cleones Cunha.

Thiago Diaz agradeceu o apoio e compromisso do presidente do TJMA, apresentando a proposta de facilitar o acesso ao Fórum de São Luís através de identificação digital e adaptação do terreno de propriedade do Tribnal em frente ao Fórum para estacionamento com reserva de vagas para advogados. "Podemos nos comprometer em adquirir as catracas que tenham a leitura digital, como também viabilizar a limpeza e nivelamento da área do estacionamento", ressaltou Diaz.

A proposta foi bem acolhida pelo presidente do TJMA, que orientou a OAB/MA a entrar em contato com a Corregedoria Geral da Justiça -  responsável, em alguns aspectos, pelo Fórum Des. Sarney Costa - e com o diretor do Fórum de São Luís, o juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim. "Tanto a corregedora-geral como o diretor do Fórum precisam estudar as propostas e encontrar, com vocês, a melhor solução. Estarei acompanhando efetivamente todo o processo", frisou o desembargador.

Também participaram da reunião o vice-presidente da OAB/MA, Pedro Augusto Alencar, a secretária-geral adjunta, Alice Salmito Cavalcanti, e a tesoureira da entidade, Deborah Cartágenes.

Fonte: TJ/MA