quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TJMA aprova proposta para transmissão ao vivo das sessões da Corte

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovaram, em sessão administrativa nesta quarta-feira (4), proposta do desembargador Marcelo Carvalho, para que todas as sessões de julgamento do plenário e câmaras isoladas e reunidas passem a ser filmadas, gravadas e transmitidas ao vivo na internet. A matéria segue agora para a Comissão de Informática da Corte, que vai elaborar estudo técnico para deflagração de procedimento licitatório. 

Durante a votação da proposta, o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Junior, ressaltou a política de transparência que tem adotado em sua gestão, a exemplo do Portal da Transparência, que permite o acesso irrestrito a todas as informações referentes à execução financeira e orçamentária, recursos humanos e remunerações do Judiciário maranhense. 

“Cobrar transparência dos órgãos públicos é um direito inviolável e o conceito de eficiência exige que ela seja uma realidade”, avaliou. 

Ele destacou a importância da ferramenta para o trabalho da Assessoria de Comunicação do TJMA, que atualmente desenvolve projetos para potencializar os serviços de informação institucional, a exemplo da Radio Web e TV Web. 

“Graças ao dinamismo da nossa Assessoria de Comunicação alcançamos três mil inserções na mídia impressa e eletrônica nos últimos dois meses. Somente nos últimos oito meses foram registrados mais de três milhões de acessos ao nosso site.”, informou. 

A apresentação do sistema de transmissão foi apresentados aos desembargadores por uma empresa especializada na área com desenvolvimento da tecnologia em diversos tribunais e órgãos públicos do país.

Fonte: TJ/MA