sexta-feira, 3 de maio de 2013

Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/MA credencia escritórios de advocacia para estágios

A Comissão de Estágio e Exame da OAB/MA deu início, na última sexta-feira, dia 26/04, ao processo de credenciamento de escritórios de advocacia para reconhecimento de estágio junto à Seccional Maranhense.  Nesta primeira etapa, foram vistoriados três escritórios. O pedido de credenciamento partiu dos próprios advogados sócio-proprietários dos locais visitados.

O primeiro a receber a visita da presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Ananda Farias, foi o Serra e Rodrigues Advogados, localizado no Bairro do João Paulo. O escritório atualmente conta com dois estagiários e atua em várias áreas do Direito. “Tentamos sempre integrar nossos estagiários no projeto do escritório, levando-os a desenvolver as práticas jurídicas no decorrer do estágio”, relatou o sócio proprietário, Everardo Rodrigues Júnior.

Logo após, Ananda Farias esteve no Advocacia - Consultoria Jurídica, dos advogados Orlando Da Silva Campois, Herberth Freitas e Fabíola Simões, onde foi recebida pela advogada Adriana Alcântara, responsável por supervisionar o estagiário Edson Moraes Rego. “Trabalhamos muito com a área cível, e demos todo o suporte para que ele possa se desenvolver como um profissional da área”, afirmou.

Por sua vez, Edson Moraes Rego se disse satisfeito com o estágio no escritório. “Tenho ajudado a elaborar peças, petições. Isso é muito bom para o meu aprendizado”, destaca o acadêmico de Direito.

O último escritório a ser visitado foi o do advogado Luiz Américo, localizado no Centro. Ex-conselheiro da OAB/MA em gestões anteriores, o advogado sabe bem a importância do credenciamento de escritórios de advocacia para o reconhecimento de estágio junto à Seccional Maranhense.

Requisitos para credenciamento - Ananda Farias explica que, ao fazer o credenciamento de escritórios para estágio, a Comissão leva com conta a estrutura oferecida, as condições de trabalho, a relação do número de advogados que trabalham no escritório e o número de estagiários admitidos, local para o estagiário e biblioteca disponível.

Para admitir estagiário o escritório deverá estar credenciado junto à OAB/MA, com a indicação do número de estagiários que pode orientar ou admitir. Para o credenciamento é necessário requerimento do titular ou responsável ao presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, cabendo a esta Comissão apreciar e decidir sobre o pedido, no prazo de 30 dias.

Fonte: OAB/MA