quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Caxias é o segundo município mais violento do Maranhão

A cidade de Caxias, localizada a 360 km da capital do Maranhão, São Luís, está entre os municípios com os maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência (IVJ-Violência), segundo levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a pedido da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

O estudo, divulgado nesta terça-feira (19), analisou todos os municípios brasileiros que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, possuíam mais de 100 mil habitantes, totalizando 283 cidades e considerou as taxas de violência a que os jovens de 12 a 29 anos de idade estão expostos. Entram no cálculo homicídios e mortalidade no trânsito, pobreza, desigualdade socioeconômica, frequência dos jovens nas escolas e o acesso ao mercado de trabalho.

O índice é medido em uma escala que varia de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência. Assim, a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade do município.

O município de Caxias aparece na 37ª posição com IVJ-Violência de 0,365, o que representa uma condição de vulnerabilidade considerada de nível média-baixa. No ranking estadual, Caxias aparece como a segunda cidade mais violenta do Maranhão. Confira na lista abaixo.

Açailândia - 14º lugar
Caxias - 37º lugar
Bacabal - 43º lugar
Codó - 76º lugar
Timon - 81º lugar
Imperatriz - 96º lugar
São Luís - 117º lugar
Paço do Lumiar - 132º lugar
São José de Ribamar - 133º lugar

MAIS

Eunápolis, na Bahia, está no topo da lista, em primeiro lugar, com 0,480 de IVJ-Violência. Completam os três municípios com maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência, as cidades de Marabá, no Pará (0,465) e Arapiraca, em Alagoas (0,453). Os três municípios são considerados com condição de vulnerabilidade de nível alto.

Fonte: sistemadifusora.com.br