sexta-feira, 20 de abril de 2012

Novo sistema de gerenciamento de processos traz mais celeridade ao Judiciário Maranhense

O Tribunal de Justiça do Maranhão implantou nesta sexta-feira (20), em caráter experimental, a nova versão do sistema de gerenciamento eletrônico de processos da Justiça de 2º Grau (Themis SG Web), que permite o acesso a processos pela internet. A medida representa é um passo importante rumo ao processo eletrônico na Justiça estadual.
“Com a mudança queremos tornar mais ágeis e produtivas as rotinas de trabalho no Poder Judiciário”, diz o presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Guerreiro Júnior.

A nova versão do Themis SG está totalmente reformulada em interface e funcionalidades. Na lista de alterações se destacam a geração de relatórios precisos, e de forma automática, e o fornecimento de dados estatísticos relativos à planilha mensal encaminhada pelos gabinetes dos desembargadores ao CNJ.

“A nova ferramenta é um avanço no desenvolvimento de sistema prático, seguro e eficaz para o gerenciamento dos processos da Corte de Justiça estadual”, observa a diretora Judiciária do TJMA, Denyse Reis Batista.
.
Agilidade - Outra mudança promovida pelo tribunal, e já em funcionamento, é a emissão automática do ofício e da certidão do trânsito em julgado de processos enviados pelo TJMA a locais de origem. A Justiça ganhou em agilidade com a medida. O encaminhamento de 20 processos ao juiz de origem – que, antes, demorava cerca de 10 dias, por exemplo – é concluído agora em uma hora.

O acompanhamento processual foi também reformulado. A emissão de relatório evita que o servidor consulte um processo de cada vez para saber informações de autos em poder dos advogados e com prazos vencidos.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão