quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Presidente do TJMA assume Governo do Maranhão

O desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, 51 anos, presidente do Tribunal de Justiça, assumiu, interinamente, o Governo do Estado do Maranhão, às 13h desta quarta-feira, 2. A transmissão do cargo aconteceu no Palácio dos Leões, onde o deputado estadual Arnaldo Melo, presidente da Assembleia e governador interino declarou o seu afastamento do cargo, após três dias de exercício.

O último desembargador a assumir o Governo do Estado foi Emésio Dario Araújo, em 1990. Com o afastamento de Jamil Gedeon até a próxima segunda-feira, (7), assume a presidência do Tribunal de Justiça a desembargadora Cleonice Silva Freire, vice-presidente, que, no exercício do cargo, irá presidir a solenidade de inauguração do novo fórum da comarca de Caxias, nesta quinta-feira (3).

Ao assumir o governo, o desembargador disse que irá dar continuidade às ações da governadora Roseana Sarney e, assim como os que o antecederam, Washington Luís o deputado Arnaldo Melo, também pretende acrescentar ao governo com o seu trabalho. Segundo Gedeon, a harmonia e a união existentes entre os poderes geram benefícios à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

“Pretendo reforçar parcerias com o Ministério Público estadual, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, no sentido de reforçar o trabalho do Centro de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos”, anunciou, na oportunidade.

O primeiro compromisso da agenda oficial do governador interino será comparecer à inauguração do novo fórum da comarca de Caxias, construído em sua gestão no TJMA. Gedeon viaja ainda nesta quarta-feira para Teresina (PI), e de lá segue para Caxias, onde pernoita e no dia seguinte comparece à solenidade.

O ato de transmissão do cargo de governador foi prestigiado por autoridades do Poder Judiciário, Legislativos Federal e Estadual e do Ministério Público, de onde o desembargador é originário.

“É com satisfação e muita honra que passo o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon", disse o deputado estadual Arnaldo Melo ao deixar o governo, pedindo ao novo governador em exercício que o representasse na solenidade do Poder Judiciário em Caxias.

Para o senador João Alberto, a posse de Jamil Gedeon no governo representou um ato democrático, em cumprimento à assunção da linha sucessória, conforme determina a Constituição, em razão do afastamento do governador em exercício.

Para a desembargadora Márcia Andréa Farias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, é interessante que o presidente do Tribunal de Justiça tenha a oportunidade de assumir o governo do Estado. “Ele está de parabéns, também pela sua gestão no Tribunal, pelo trabalho que tem feito em nível administrativo e judicial. E merece essa homenagem oportuna, inclusive no momento em que inaugura o novo fórum de sua cidade natal”.

AUTORIDADES - Prestigiaram a solenidade os desembargadores Cleonice Freire, vice-presidente do TJMA; Jorge Rachid, Raimunda Bezerra, Paulo Velten, Froz Sobrinho, Maria das Graças Duarte, Dulce Clementino (aposentada); a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Farias; o desembargador federal Gersom Oliveira; o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; o deputado estadual Raimundo Cutrim; os procuradores de Justiça Raimundo Nonato Carvalho e Mariléa dos Santos Costa; o juiz federal Ney Bello; os diretores do TJMA: Alessandra Darub (geral); Francisco Pereira (administrativo); Luis Carlos Calvet (financeiro) e Denyse Reis (judiciária); o assessor de segurança institucional, Carlos Eduardo Pacheco e os familiares do governador interino: Milina Gedeon, esposa, Mizzy e Rani, filhas.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão