quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Justiça manda empresa tirar 4 jogos do Orkut

Uma juíza de São Paulo determinou que a Vostu, empresa que afirma ser a maior desenvolvedora de jogos para redes sociais no Brasil, tire quatro games populares do Orkut, em razão de os títulos supostamente serem cópias de produtos criados por uma concorrente, a Zynga, líder desse mercado de “joguinhos” no mundo.

A juíza Andrea de Abreu e Braga, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou nesta quarta-feira (3) que os jogos MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker sejam retirados do Orkut. A Zynga diz que esses games são cópias de seus produtos: CityVille, Café World, PetVille e Zynga Poker, respectivamente. A decisão é liminar (provisória).

Na ação judicial, a empresa diz que “a Vostu copiou e plagiou jogos desenvolvidos pela Zynga, lançando-os na rede social Orkut, e mais recentemente no Facebook”.

– A Zynga possui milhões de usuários no país, e as cópias criaram tanta confusão que a Vostu passou a ser tratada pela mídia como a “Zynga do Brasil”.

O Google, dono do Orkut, também é citado na ação, mas não está sendo processado, diz a Zynga, em nota.

– [O Google] é apenas citado no processo como a plataforma que hospeda os jogos com o objetivo de reforçar o pedido de liminar contra a Vostu no Brasil.

Procurada, a assessoria de imprensa da Vostu disse não ter uma posição oficial sobre o assunto. Por volta das 13h desta quinta-feira, os jogos continuavam disponíveis no Orkut.

Fonte: R7