quinta-feira, 9 de junho de 2011

TSE LANÇA CAMPANHA PARA ESCLARECER O ELEITOR SOBRE O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início nesta segunda-feira (6) a uma campanha, a ser veiculada em cadeia de rádio e televisão, que visa esclarecer o eleitor brasileiro sobre o recadastramento biométrico. A campanha se estende até o dia 8 de julho e tem como foco os eleitores dos Estados de Alagoas e Sergipe, das capitais Goiânia-GO e Curitiba-PR, dos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e das cidades pernambucanas de Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência.

O objetivo é alertar os eleitores convocados sobre a importância de participar do recadastramento, que é obrigatório nessas localidades. Para tanto, basta que o cidadão compareça aos postos de atendimento definidos pelos tribunais regionais eleitorais portando o título de eleitor, um documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência. O procedimento abrange a coleta das impressões digitais e a atualização junto ao cadastro da Justiça Eleitoral. O eleitor convocado que não comparecer terá o título cancelado.

O recadastramento biométrico busca habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2010, mais de 1,1 milhão de cidadãos de 60 municípios de 23 estados votaram após terem suas digitais reconhecidas pelo leitor biométrico acoplado à urna eletrônica. A biometria confere mais segurança à identificação do eleitor, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação.

Ao término desta segunda etapa, que deve ser concluída em abril de 2012, o TSE pretende ter recadastrado cerca de 10 milhões de eleitores, já que no segundo semestre de 2011 outras localidades serão definidas pela Justiça Eleitoral para realizarem a revisão eleitoral com foco na biometria. E a intenção da Corte é que todo o eleitorado do país esteja apto a votar nas urnas com leitor biométrico até 2018.

Divulgação

O material da campanha é composto de: dois filmetes e um spot de rádio que serão veiculados em rede nacional; um filmete regional, com uma versão para cada Estado e os respectivos municípios contemplados com a medida; seis spots de rádio regionais; um jingle temático para o Nordeste, abordando as festividades juninas; e material gráfico (folhetos e cartazes).

Também integra a campanha de esclarecimento do TSE o site da “Urna Eletrônica”, que agregou todas as informações pertinentes à tecnologia da biometria e ao recadastramento biométrico. A página disponibiliza a relação de todas as localidades nas quais a Justiça Eleitoral realizará o recadastramento de eleitores em 2011, e a lista dos locais onde já houve revisão eleitoral para identificação biométrica. O endereço do site é http://www.tse.jus.br/biometria.

Fonte: TSE